Converter ficheiros para formato PDF

sexta-feira, 31 de outubro de 2008 | Etiquetas: , | |

O formato PDF (Portable Document Format) foi criado em 1993 pela Adobe Systems que pretendia, essencialmente, que a leitura de um documento não estivesse dependente da existência de uma instalação (obrigatória) do software que o produziu. Por exemplo: se o utilizador criou uma apresentação em PowerPoint e deseja que outra pessoa a visualize, esta terá de ter esse programa instalado no computador. Ao converter um documento para PDF torna-se possível a qualquer utilizador, mediante a instalação do leitor gratuito de ficheiros PDF, disponibilizado pela Adobe, ler qualquer tipo de ficheiro sem ter de instalar, obrigatoriamente, o software de origem.
No início, só a Adobe disponibilizava o programa que permitia converter qualquer tipo de documento num documento PDF - Acrobat Pro (nunca foi gratuito :-)). No entanto, numa sequência do crescimento da filosofia OpenSource, surgiram várias ferramentas que, sem qualquer custo, possibilitam e simplificam a criação de ficheiros PDF.

Consulte uma listagem de programas que permitem converter ficheiros de outros programas em ficheiros PDF.

Normalmente, estes programas funcionam de um modo muito simples: criam impressoras "virtuais" e permitem que o utilizador imprima o conteúdo de um documento para um ficheiro PDF.
A qualidade final é, na maioria dos casos, ajustável, dependendo do fim a que se destinam (visualização no monitor, impressão, armazenamento, etc.).

Programas que já utilizámos com sucesso:

0 comentários: