Infografias

terça-feira, 21 de outubro de 2008 | Etiquetas: , | |

Há anos atrás, alguns jornais online internacionais e agências noticiosas começaram a disponibilizar aos seus leitores material infográfico, animado ou estático, para melhor ilustrar as respectivas notícias. Com lugar de destaque apareceu a AFP (France Press), que é líder


nestas aplicações, na produção e na distribuição, que primam pela sua qualidade e pertinência. A moda pegou e, entre nós, já vão aparecendo alguns bons exemplos, como é o caso do Público online, mas ainda em quantidade reduzida.
A utilização destes objectos para fins pedagógicos pode ser potenciada mas, às vezes, esbarra com o problema da língua utilizada. Se a disciplina de aplicação do material for uma língua estrangeira, como o francês ou o espanhol, existem bastantes edições para escolher. Em português existem, entre outras, as referidas infografias do Público

http://static.publico.clix.pt/homepage/infografia/

que contém exemplos animados, como A Energia das Ondas em Portugal (23/09/2008) ou O Ciclo do Etanol de Milho (06/07/2008), com interesse para várias disciplinas.

A SIC online também tem bons exemplos, disponíveis em vários dos separadores da edição (Mundo, Dinheiro, Pais, etc.). Como exemplo de tema recente editou uma apresentação animada da actual crise mundial dos mercados:

http://sic.aeiou.pt/online/noticias/dinheiro/multimedia/criseMercados.htm

Alguns dos materiais da France Press são traduzidos e adaptados para edições brasileiras, como a UOL Brasil (ver a imagem no início do post)

http://noticias.uol.com.br/infograficos/index1.jhtm

que contém também infografias animadas de outras origens e igualmente em português:

Para pesquisar infografias animadas em espanhol, pode aceder-se, por exemplo, a

http://www.hoy.com.ec/category/232/graficos-animados/

Em francês pode-se consultar o site belga

http://www.lalibre.be/flashactu/

Nalguns casos, como neste último, as infografias são retiradas regularmente, pelo que é necessário proceder à sua captura para sua utilização posterior. Este aspecto pode ser trabalhado nas sessões de dúvidas da equipa eTIC (à 2ª feira, das 17h às 18.30h e à 3ª feira, das 13.40h às 15.10h) .

Regularmente irão aparecendo, neste espaço, informações sobre as novidades.

Se quiseres também contribuir envia o teu comentário a este post ou divulga o resultado das tuas pesquisas.

1 comentários:

  1. Anónimo says:

    Artigo esclarecedor e que desperta a apetencia para experimentar estas aplicações.