Usar apresentações PowerPoint em web sites – tutorial em três passos!

quinta-feira, 4 de março de 2010 | Etiquetas: , | |

Sumário: este artigo explica como inserir uma apresentação, feita no PowerPoint, num web site usando o SlideShare.

O SlideShare é um site de que permite publicar apresentações feitas no PowerPoint, para além de outros formatos de ficheiros produzidos por outras aplicações.

Primeiro passo – acesso e abertura de uma conta no SlideShare

Aceder ao site http://www.slideshare.net. Para conseguir usar as funcionalidades de publicação online deste site é necessário criar primeiro uma conta de utilizador. Para tal clique sobre a palavra Sign up, tal como indicado na figura seguinte, ou use esta hiperligação.



















Preencha os dados que são solicitados, tendo o cuidado de inserir um endereço de e-mail válido.

Após clicar no botão Join Now, serão ainda solicitados mais alguns dados. Introduza-os cuidadosamente e valide a opção I accept SlideShare's Terms & Conditions & Privacy Policy.

Segundo passo – Publicação da apresentação no SlideShare

Clique em Upload no menu superior, tal como se indica na figura seguinte ou use directamente esta hiperligação.



















De seguida, terá a indicação dos formatos de arquivos que são suportados pelo site, como arquivos do Word, pdf, PowerPoint e Excel, entre outros. Clique no botão em Browse and select files… e procure no seu computador o arquivo que pretende publicar. Depois, clique em abrir e aguarde pacientemente que o upload termine, o que dependerá do tamanho do seu arquivo e da velocidade de sua ligação à Internet.

Quando terminar seleccione a categoria (se necessário), o nível de privacidade e o idioma do arquivo. Não se esqueça de desmarcar a opção Allow file download , se não desejar que os utilizadores, que verão a apresentação, possam proceder à descarga do respectivo arquivo para os seus computadores pessoais. Finalmente clique no botão Publish e aguarde, pacientemente, que o trabalho de publicação termine .

Para localizar posteriormente os seus arquivos clique sobre seu nome de utilizador no topo direito da janela ou em My Slidespace, no local onde aparece a mensagem de boas vindas ao utilizador. Em seguida, clique sobre a imagem que mostra o primeiro diapositivo do seu arquivo.

Terceiro passo – publicação da apresentação no seu web site (blog ou até mesmo na plataforma Moodle)

Para publicar no blog ou outro web site, clique sobre a imagem do primeiro diapositivo do arquivo e, quando ele abrir, copie o código HTML do campo Embed (ver figura seguinte).



Finalmente, basta inserir esse código HTML, que acabou de copiar, colando-o no local da página onde deseja a apresentação apareça. Note bem, que é preciso ter presente que, para inserir o código HTML, é necessário, primeiro, seleccionar o modo de edição de HTML na aplicação que estiver a usar para produzir a sua página web. Por exemplo, se estiver a editar uma mensagem de um blog, tem que escolher o separador Editar HTML, antes de inserir o código copiado do SlideShare.

Na plataforma Moodle, basta adicionar o recurso Inserir Etiqueta e ter o cuidado de seleccionar o modo de edição de HTML usando o botão:

Também é possível introduzir no seu site arquivos que foram publicados por outros utilizadores.

Exemplo de apresentação publicada com o SlideShare e inserida neste blog.



É claro que o SlideShare possui muitas outras funcionalidades e formas de utilização das suas funções, como por exemplo a inserçãode uma apresentação no Facebook e a criação de widgets (mini-aplicações) , mas tal já cai fora do objectivo deste tutorial.

0 comentários: