Web 2.0

sexta-feira, 12 de março de 2010 | Etiquetas: | |

Na Nota Informativa da BE/CRE da nossa escola, escrevi sobre o conceito da Web 2.0. Contudo, em diálogo com os colegas, parece que muitos não a leram e, portanto, ainda continuam saber de que se trata.

Deixo-vos aqui no blogue, uma parte do artigo e um link para o nº 20 da Nota Informativa CREscendo.

O conceito Web 2.0 surge em 2004 criado pelo americano Tim O’Reilly tentando identificar uma nova vaga de comunidades e serviços na Internet. Associou este termo a uma nova filosofia de utilização da Internet que começava a ganhar novos contornos junto de um grupo vasto de utilizadores, nomeadamente através de novos aplicativos cada vez mais populares, especialmente:

wikis - redes de trabalho colaborativo;
redes sociais - espaços de amigos virtuais/reais;
folksonomia (indexação baseada em Tags (Categorias ou Palavras-chave));
Tecnologias de Informação - novas linguagens de programação para a Web, redes de banda larga, computadores mais rápidos.

Na Web 2.0 o trabalho online funciona como se de uma plataforma se tratasse, onde os utilizadores podem produzir conteúdos sem instalar o software. Todos os aplicativos funcionam exclusivamente online e em qualquer Sistema Operativo, bastando o browser (Internet Explorer, Firefox, etc…) para aceder à sua localização. Ou seja, podemos criar o nosso documento de texto, folha de cálculo, apresentação electrónica, tratamento de imagem, etc., online e disponível em qualquer computador, com a vantagem de termos espaço de armazenamento gratuito (substituindo as “pens” e evitando os vírus).

A ideia principal, segundo Tim O’Reilly, baseia-se no aproveitamento do conhecimento colectivo onde os utilizadores de uma ferramenta na versão grátis irão contribuir para o melhoramento da aplicação nas suas versões profissionais (com custos), juntando a vertente lúdica da web à vertente de trabalho dinâmico e colaborativo. O interessante é que, apesar de algumas limitações, o utilizador pode servir-se de quase todas as potencialidades sem pagar um único centavo. É essa característica que transforma todas as aplicações para a Web 2.0 em versões beta eternas, sempre em remodelação.

Ler o resto do artigo na Nota Informativa - CREscendo nº 20

Para conhecer um pouco mais o conceito Web 2.0 deixo-vos uma apresentação utilizada no 3º Dia das Tecnologias (2009) para 3 turmas do 11º ano na nossa escola.

0 comentários: